top of page
  • www.br.sageone.com

Por que investir em DESIGN?


5 motivos para você investir no DESIGN da sua marca

Há quem diga que beleza não põe mesa. Não é o que acontece no mundo corporativo. Tudo porque a beleza atrai a clientela, desperta a atenção para um produto e dá credibilidade a uma marca. O conceito de design surgiu por meio de atividades educacionais e sem fins lucrativos na Inglaterra dos anos 40, mas se consolidou, apenas, nos anos 80 nas mãos de empresas americanas. Isso porque, elas perceberam que, em determinado momento futuro, todas elas iriam se equiparar tecnologicamente e passariam a oferecer os mesmos produtos e serviços, assim, um dos aspectos que as diferenciariam uma das outras seria exatamente o design.

Apesar disso, algumas empresas descartaram a tendência e pagaram um alto preço por isso, pois ficaram paradas no tempo. Outras, de menor porte, acreditaram que design era um luxo que não poderiam pagar. Seus gestores não questionaram porém, quanto ficaria deixar o design nas mãos de não profissionais. Um custo muito mais alto. Estudos apontam que 94% das empresas que investiram na melhoria no design tiveram aumento de lucratividade. Por isso, confira cinco motivos para investir no design de sua marca.

1. Dê personalidade ao seu negócio

Uma marca, mais do que a beleza, carrega consigo características da empresa e o seu posicionamento no mercado. Há informações subliminares contidas nela, que, ao longo do tempo se torna ainda mais forte. É o primeiro passo para que uma empresa se consolide no mercado e todas as outras peças de comunicação sejam criadas, como: sites, redes sociais, folhetos e assinaturas de e-mail alinhadas ao seu posicionamento. Não dá para deixar de citar que a marca é a representação gráfica de uma empresa, a forma como ela será vista.

2. Ganhe destaque

Quem investe em design vende mais, pois se destaca no ponto de venda e na comunicação. Isso vale para os produtos ou qualquer outro tipo de contato com o público-alvo. O design é o responsável por gerar um apelo instantâneo no cliente. Exemplo disso é a marca Apple, que possui seu diferencial por conta do design, que se tornou desejo e símbolo de status para quem compra seus produtos.

3. Adicione valor

Tanto um produto, como uma marca podem ganhar credibilidade graças ao design. No caso de embalagens, uma que seja “ativa” é capaz de criar sinergia com o consumidor por conta de aspectos invisíveis, como a interação sensorial, capaz de criar um status por ter tal produto ou outros valores resultantes de uma comunicação bem feita. Isto é o que ficou conhecido como valor agregado. Exemplo: clientes Apple ganham status de descolados por usarem produtos modernos e que prezam pelo design.

4. Influencie a percepção dos clientes

Estética, ergonomia, conforto e funcionalidade são predicados capazes de influenciar a opinião dos clientes e a decisão de compra. Podem atuar em frentes diversas dentro do conceito do design: na comunicação (na construção de mensagens), produtos, ambientes e serviços.

5. Utilize como ferramenta de competitividade

O design pode se tornar um diferencial competitivo para o mercado externo não apenas pela qualidade, mas também pela estética. A indústria automobilística funciona bastante nesta lógica. Quando lança um carro símbolo máximo de design em um país e leva este sucesso para outro, já chega com a referência da estética apurada. Deixar o desenvolvimento de marca nas mãos de um profissional de design é a forma mais eficiente de garantir que a comunicação seja feita de forma eficiente e assertiva.

 

Concorda com nossos motivos? Deixe nos comentários o porquê o design é fundamental para a sua empresa!

41 views0 comments
bottom of page