top of page
  • BLOG PRINTI

PROGRAMA DE FIDELIDADE: Aprenda a Atrair e Reter Clientes


Muito além de um bom produto e um ótimo atendimento, a fidelização também vem quando você apresenta uma vantagem para quem já conhece sua marca e é um comprador eventual ou frequente — podendo ser algum benefício, como brindes ou descontos. E uma ótima maneira de manter esses clientes é por meio de um programa de fidelidade.

Já pensou em montar um para seu negócio, mas ainda não sabe como fazer? Fique tranquilo, pois aqui vamos te dar algumas ideias!

A importância de um programa de fidelidade

Como já falamos, reter um cliente atual custa muito menos do que conquistar um novo. Isso significa que você não pode deixar a fidelização de lado, pois do contrário você terá sempre de investir para conquistar novos clientes, pois nem todos eles vão se tornar compradores fiéis. Garante, também, que você mantenha uma base de compradores “fixa” para, sempre que desejar, buscar novos consumidores sem o peso de seu faturamento depender unicamente disso.

Os programas de fidelidade são extremamente eficazes.

Veja alguns dados:

Principais tipos de programa de fidelidade

Existem diversos tipos de programas de fidelidade, porém, há 3 que são os mais utilizados hoje em dia — e que você pode aplicar nos seus negócios, dependendo da necessidade que você identificar nos seus consumidores. São eles:

1) Coalizão

Esse programa de fidelidade acontece com a parceria de diversas empresas, sendo geralmente uma delas responsável pela venda dos produtos ao cliente e uma segunda pela distribuição dos “pontos”, “créditos” ou qualquer outra moeda alternativa que ela possa oferecer. Com esse tipo de programa, o consumidor pode acumular essa moeda alternativa e trocar por descontos, viagens, produtos ou outra recompensa oferecida.

2) Cashback

Esse modelo chegou com o objetivo de substituir o programa de pontos. Em vez de dar uma quantidade de pontos toda vez que o cliente faz uma compra para que posteriormente troque-os por um benefício, o cashback devolve ao consumidor uma porcentagem do dinheiro.

Esse programa não possibilita que o cliente escolha o beneficio, já que o prêmio definido é uma parte do dinheiro de volta. Nem sempre ele é vantajoso para a empresa, já que, depois que adere a ele, o consumidor recebe o benefício desde a primeira compra, mesmo sem ter sido fidelizado ainda.

4) Programas personalizados

São bem menos conhecidos do que os dois citados anteriormente, porém, são muito populares entre empresas que querem oferecer o melhor aos seus clientes. Isso porque você não fica preso às regras já definidas dos anteriores e pode ajustá-lo da maneira que preferir, visando sempre ao melhor para o seu relacionamento com o consumidor.

Aqui você pode definir tudo o que deseja:

· Quais são as condições para participar do programa;

· O que pode ser oferecido ao consumidor, se ele ganhará descontos, prêmios ou outro tipo de vantagem;

· Quantas compras são necessárias para ganhar;

· Se haverá um cartão fidelidade e como ele será.

A personalização é muito importante se você quer fazer algo diferente, promover o seu negócio e fidelizar o seu cliente. Portanto, você precisa avaliar as necessidades do seu público para fazer o programa de fidelidade mais adequado a ele.

E lembre-se: depois de planejar seu programa, você precisará dar aos clientes um cartão fidelidade.

Seja qual for o seu setor de atuação, temos certeza de que a disputa por se estabelecer no mercado e conquistar novos clientes está cada vez mais acirrada. Mas você já pensou que, mais importante do que atrair novos consumidores, é retê-los?

O grande consultor de marketing Philip Kotler diz que “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”. Ou seja, a fidelização daquele público que você já possui se tornou essencial, afinal, quem quer perder um cliente para a concorrência e ainda ver seus custos aumentarem, não é verdade?

Preparado para criar uma MARCA profissional, única e original? Clique aqui
10 views0 comments
bottom of page