top of page
  • GUSTAVO MOTA

Como o design de FACHADAS COMERCIAIS pode ajudar os negócios?


Quando você passa de carro ou mesmo a pé por uma rua, a quantidade de estabelecimentos comerciais que se aglomeram na região é grande, sobretudo quando se trata de uma região central ou a parte mais movimentada de um bairro. Por isso, é importante que cada um desses locais tenha formas específicas de fazer com que a sua loja, empresa ou escritório acabe se destacando em meio aos demais. Por esse motivo, o design de fachadas comerciais é um elemento que ocupa cada vez mais a lista de prioridades de um estabelecimento – ela representa a primeira impressão que o público tem do local e tem uma importância decisiva quando se pensa na decisão que uma pessoa toma de entrar ou não naquele estabelecimento.

Elementos fundamentais no design de fachadas comerciais

Clareza

Pode parecer extremamente básico, mas a clareza é um dos pontos principais no planejamento do design de fachadas comerciais. Independentemente de se tratar de uma loja ou de um escritório, o nome da marca deve aparecer sempre de forma visível e legível, para que todos possam reconhecer o local e encontrá-lo sem grandes dificuldades. Também é fundamental que o escopo do negócio esteja aparente.

Exposição

No caso do comércio, é importante ter produtos à mostra e colocar na fachada o máximo possível de elementos que ajudem os consumidores a identificarem também o estilo da loja – afinal de contas, uma pessoa que está à procura de uma loja de roupas femininas, por exemplo, não necessariamente vai se sentir interessada por todos os locais do gênero com que irá se deparar. Clínicas médicas, escritórios e outros locais que não possuem produtos físicos para colocar em exposição no design de fachadas comerciais podem optar por colocar à vista a sua ocupação juntamente com o nome. Além de elegante, a opção ajuda a deixar o design de fachadas comerciais mais funcional.

Segurança

Deixar os produtos em uma vitrine aberta, sem vidros ou amarras, pode não ser uma boa opção em ruas de comércio muito movimentadas ou em locais em que toda a equipe fica no interior da loja. Isso porque podem haver furtos ou mesmo incidentes com os itens colocados à mostra. Também é importante que todo o conteúdo esteja de acordo com as normas de segurança da cidade em que se situam ou, no caso de shoppings ou galerias, de acordo com as regras locais. Por isso, antes de começar o planejamento, é importante conferir quais são as normas para o design de fachadas comerciais e ter a certeza de que está tudo dentro dos conformes.

Preço

Nem sempre o produto mais caro ou mais barato é aquele que oferece o melhor custo-benefício. Uma tinta barata, por exemplo, pode desbotar rapidamente ou ter seu tom alterado, da mesma forma que um revestimento de pedra pode deixar o interior de um ambiente muito frio. Por isso, antes de definir qual material irá deixar o design de fachadas comerciais mais atraente, é fundamental estudar as características do imóvel e do local em que ele está situado.

COMO USAR COMUNICAÇÃO VISUAL NAS FACHADAS?

Se, como diz o ditado, a primeira impressão é a que fica, toda a atenção é pouca para o tratamento a ser dado à fachada de uma loja, seja ela de qualquer tipo. Afinal, a comunicação visual é a identidade da loja apresentada ao consumidor.

A fachada e o ambiente da loja são os primeiros fatores a serem percebidos pelo potencial cliente. Entretanto, o impacto produzido pode ser positivo ou negativo.

Para determinar o estilo da comunicação visual nas fachadas, devem ser observados o segmento da loja, o perfil do consumidor e a filosofia de atendimento estabelecida. Esses fatores são chamados tecnicamente de merchandising, ou seja, é a forma correta de se comunicar, expor e se apresentar junto ao cliente.

A comunicação visual de uma loja, a começar pela fachada, é uma extensão de tudo o que representa a empresa. Portanto, ela precisa estar perfeitamente integrada com o operacional e com o marketing.

Isso porque é preciso comunicar ao cliente, logo na fachada, o que realmente ocorre na loja. Se o mote da empresa é preço baixo, esse deve ser o foco. Se a loja concilia serviço e preço, a comunicação também tem de conciliar esses dois fatores.

Elementos fundamentais no design de fachadas comerciais

Logotipo

Deve estar acompanhado do nome da empresa, ser relativamente pequeno, de fácil assimilação e memorização e passar o conceito.

Layout

É a utilização inteligente dos espaços disponíveis. A comunicação visual nas fachadas engloba, além da sinalização e da precificação, também a ambientação e a decoração. É preciso pensar, planejar a comunicação visual da fachada e construí-la de acordo com a imagem da empresa.

Será o layout interno que decidirá o externo, e a comunicação interna que ditará a cor do piso, o tipo de revestimento, a decoração, interferindo até nos tipos de equipamentos e mobiliários. Enfim, em todo o design da loja.

Contudo, a primeira lição da boa comunicação visual nas fachadas é: ofereça uma comunicação visual limpa, fácil, agradável e organizada, que estimule o cliente a comprar.

Higiene e limpeza

Não basta a loja estar limpa, ela tem que parecer efetivamente limpa. O lojista deve ter atenção especial com a parte externa da loja: chão, acessórios, paredes, pintura, displays, placas, tec..

Iluminação

Iluminar significa realçar loja e produtos. Esse é um dos aspectos mais importantes no ponto de venda. Além de clarear de forma geral a loja, a iluminação pode e deve ser utilizada para destacar produtos ou grupo de produtos, seja internamente ou nas vitrines.

Cores

A tendência geral e mais recomendável é utilizar em paredes, vitrines, acessórios e gôndolas, as cores da própria marca para reforçar a identidade da empresa.

Vitrine

O objetivo principal da vitrine é chamar a atenção do consumidor para os produtos que a loja vende, convidando-o a entrar. É muito importante que os produtos expostos sempre contenham os respectivos preços e um layout adequado a cada tipo de loja.

Preparado para um PROJETO profissional, único e original? Clique aqui

54 views0 comments
bottom of page